Notícias

109 visitas
29/03/2022 16:17:36

25M: Oficiais de Justiça promovem atos no CSJT e STF pelo reajuste da Indenização de Transporte
As mobilizações fizeram parte das atividades programadas pela Fenassojaf em Brasília pela celebração do Dia Nacional do Oficial de Justiça.

Oficiais de Justiça Avaliadores Federais estiveram, na última sexta-feira (25), na frente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Supremo Tribunal Federal (STF) para reivindicar a recomposição do valor da Indenização de Transporte.

Os atos fizeram parte das atividades programadas pela Fenassojaf em Brasília pela celebração do Dia Nacional do Oficial de Justiça.

Durante a mobilização, a vice-presidenta da Associação Nacional Mariana Liria lembrou que o 25 de março é um Dia de Luta para o oficialato. “São sete anos sem reajuste da Indenização de Transporte. Esse dia vai ficar marcado em nossa história como o dia em que o Oficial de Justiça federal deu um basta”, enfatizou.

O presidente João Paulo Zambom parabenizou Oficialas e Oficiais de Justiça pela data e destacou o dia de luta vivenciado neste 25 de março. “Os Oficiais de Justiça não aceitam o parecer da Área Técnica do CSJT que depois de sete anos de congelamento, apresenta uma proposta de reajuste de 4% de atualização. CSJT, reajusta a nossa IT!”.

Ainda na fala, o presidente da Fenassojaf destacou que o oficialato não reivindica nenhum valor acima da inflação e nada do que não é direito dos Oficiais de Justiça. “Nós queremos aquilo que é justo e de direito. O Poder Judiciário precisa assumir essa despesa, nós não aguentamos mais tirar dinheiro do nosso bolso para trabalhar”.

Na frente do Supremo Tribunal Federal, o diretor de assuntos legislativos da Fenassojaf Julio Fontela falou sobre a reunião ocorrida no dia anterior entre a associação e o ministro Luiz Fux, quando os representantes entregaram ao presidente da Corte uma minuta de projeto de lei a ser encaminhada ao Congresso Nacional para a concessão de reajustes periódicos da Indenização de Transporte. “Viva o Oficial de Justiça! Parabéns aos colegas que estão aqui, essa luta precisa ser constante”, disse.

Integrada na mobilização, a Fenajufe esteve presente nos atos representada pelos coordenadores Juscileide Rondon e Erlon Sampaio. De acordo com o dirigente, a mobilização da sexta-feira foi um recado à Administração de que não é possível trabalhar com o valor pago atualmente pela Indenização de Transporte. “Sem o Oficial de Justiça é impossível materializar a Justiça em nosso país”.

FENASSOJAF E FENAJUFE RECEBIDOS NO CSJT

Enquanto os Oficiais de Justiça de todo o Brasil realizavam as mobilizações, representantes da Fenassojaf e da Fenajufe foram recebidos pelo Juiz Auxiliar da Presidência do CSJT, Dr. Gustavo Carvalho Chehab.

Na ocasião, o presidente João Paulo Zambom e a vice-presidenta Mariana Liria, acompanhados da coordenadora da Fenajufe e presidenta da Assojaf-MT Juscileide Rondon, reafirmaram a necessidade urgente da recomposição da Indenização de Transporte, diante dos gastos arcados pelos Oficiais de Justiça para o exercício da função.

Além disso, eles reforçaram o congelamento da IT ao longo dos últimos sete anos e a indicação da Área Técnica do Conselho para uma majoração de 4% no crédito.

Durante o encontro, Dr. Gustavo foi receptivo à demanda e disse que repassaria os argumentos ao presidente, ministro Emmanoel Pereira. Além disso, o juiz auxiliar disse que iria ver a possibilidade de o presidente avocar a relatoria do processo que trata sobre o assunto no CSJT.

“Fomos recebidos pelo CSJT durante as nossas mobilizações, o que demonstra que o nosso movimento trouxe efeito e representatividade para os Oficiais de Justiça”, avalia João Paulo Zambom.

O Dia Nacional de Mobilização pelo Reajuste da Indenização de Transporte contou com transmissão ao vivo pela Fenassojaf dos atos em Brasília. A live do 25 de março foi conduzida pelo diretor da Aojustra Neemias Ramos Freire está disponível no canal do Youtube e página do Facebook da Associação Nacional. Clique Aqui para assistir

Fonte/ Foto: Fenassojaf