Notícias

223 visitas
06/08/2021 19:31:37

13º CONOJAF terá palestra sobre Assédio Moral, Sexual e Virtual
Aojustra participa do evento que, pela primeira vez, ocorrerá de maneira virtual. CONOJAF acontece entre 1 e 3 de setembro.

A Fenassojaf realiza, entre os dias 1º e 3 de setembro, o 13º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (CONOJAF) e o 3º Encontro dos Oficiais aposentados (ENOJAP). Conforme já divulgado, diante das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, esta será a primeira versão virtual dos eventos, através de uma plataforma própria contratada pela Associação Nacional.

Entre os temas a serem debatidos no primeiro dia do Congresso, o assédio moral, sexual e virtual faz parte da programação, cuja painelista será a psicóloga Maria Rafart, professora de Psicologia Judiciária há 9 anos na Escola da Magistratura Federal do Paraná (Esmafe-Pr).

Sob a ótica da psicologia para os tipos de assédio, Maria Rafart afirma que o principal objetivo da discussão é possibilitar a identificação dos casos e criar uma corrente de colaboração. “Às vezes as pessoas estão inseridas em determinado contexto abusivo e elas não se dão conta disso”, explica.

De acordo com ela, diante da variedade de culturas e comportamentos existentes na sociedade, não apenas os Oficiais de Justiça, mas todos os indivíduos estão sujeitos a serem vítimas de assédio. “Eu penso que quando encontramos pessoas que pensem como nós, a tendência é não ter tantos conflitos. Mas isso é impossível, evidentemente, na profissão do Oficial de Justiça”, completa.

A palestra “Assédio Moral, Sexual e Virtual – Uma visão da Psicologia” está marcada para às 14 horas da quarta-feira, 1º de setembro. A programação completa do 13º CONOJAF e 3º ENOJAP será divulgada em breve.

“Eu vou usar o melhor que tenho do meu conhecimento para tratar o assunto e espero estar à altura para esclarecer as dúvidas que surgirem ao longo do evento”, finaliza a psicóloga.

Fonte: Fenassojaf