Notícias

347 visitas
01/07/2020 20:02:55

Aprovado no Senado, PL dos consignados ainda não chegou à Câmara
Texto aprovado em junho pelo Senado suspende por 120 dias os pagamentos de empréstimos consignados em remunerações, salários, proventos, pensões e benefícios previdenciários de servidores públicos ativos e aposentados.

O Projeto de Lei 1328/2020 que trata da suspensão do pagamento de parcelas de empréstimos consignados, ainda não chegou à Câmara dos Deputados. 

O texto final aprovado em 22 de junho pelo Senado suspende por 120 dias os pagamentos de empréstimos consignados em remunerações, salários, proventos, pensões e benefícios previdenciários de servidores públicos, ativos e aposentados, empregados públicos e privados, bem como de pensionistas. Os pagamentos suspensos serão convertidos em parcelas extras subsequentes à data de vencimento da última parcela prevista no contrato.

Ainda pelo texto, o empregado que venha a ser demitido até 31 de dezembro de 2020 pode transferir o saldo devedor do empréstimo consignado para um contrato de empréstimo pessoal, com as mesmas condições de prazo e taxas de juros originalmente pactuadas, acrescidas de carência de 120 dias.

Segundo a assessoria parlamentar da Fenajufe, o projeto aguarda o protocolo na Câmara dos Deputados, onde já existe o PL 987/2020 do deputado José Guimarães (PT/CE) com conteúdo semelhante. Quando o projeto 1328/20 chegar à Câmara, deverá ser apensado ao 987/20.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com informações da Fenajufe