Notícias

423 visitas
13/09/2017 13:37:45

10º CONOJAF FOI UM SUCESSO

Com participação de cerca de 300 Oficiais de Justiça Avaliadores Federais de todo o Brasil, encerrou-se no sábado, 9 de setembro, o 10º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (CONOJAF). A cerimônia de abertura foi realizada no dia 6 de setembro, às 18h, no auditório do Fórum Ruy Barbosa, e o evento prosseguiu no Teatro Renaissance, na Alameda Santos, com palestras sobre questões polêmicas do dia a dia, saúde e segurança, impacto das novas tecnologias e organização dos Oficiais de Justiça federais, com a participação de 12 painelistas. No último dia, uma palestra com o professor Clóvis de Barros Filho fechou o ciclo de painéis do evento. O 10º CONOJAF foi encerrado com a eleição e posse da nova diretoria ececutiva e do conselho fiscal da Fenassojaf, a Federação Nacional das Associações de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais, que será presidida no próximo biênio pelo atual presidente da AOJUSTRA, Neemias Ramos Freire.


A solenidade de abertura foi conduzida pelo presidente da AOJUSTRA e pelo então presidente da Fenassojaf, Marcelo Ortiz, com a participação o diretor da Escola Judicial do TRT 2ª Região, desembargador Adalberto Martins, do presidente da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução de Portugal, José Carlos Resende, do presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, Livio Enescu, e do presidente da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp), Mario Medeiros Neto. Durante a solenidade, foi exibido um vídeo de boas-vindas em que Oficiais de Justiça do TRT da 2ª Região nascidos em vários Estados saudavam os colegas de todo o País. https://www.youtube.com/watch?v=X219FNfr5o8&feature=youtu.be Também participaram da abertura do evento os representantes das entidades patrocinadoras: Fenajufe, Sintrajud, Sindiquinze (TRT 15), Sitraemg, Sisejufe (RJ), Sinjufego (Goiás), Sindijufe (MT) e Assojaf/SP. 


O primeiro painel, sobre "Questões polêmicas do dia a dia do Oficial de Justiça à luz de mudanças na legislação processual", contou com as explanações do juiz do TJ do Paraná, Rogério Cunha, a procuradora do trabalho Sofia Vilela e o advogado Thiago Barison. Do painel seguinte, "A saúde e a (in)segurança do Oficial de Justiça: quando as coisas não vão bem, o corpo sente", participaram a oficial de justiça da JF do Rio Mariana Liria, o diretor da Secretaria de Segurança Institucional do TRT 2, Elton Boulanger, o coordenador do Fórum Nacional Pemanente de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, José Fernandes, e o psicólogo do Trabalho do Sintrajud Daniel Luca.


Na sexta-feira, o tema "O impacto das novas tecnologias e do PJe: existe saída para o gargalo da execução no Judiciário?" foi tratado pelo presidente da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução de Portugal, José Carlos Resende, pelo oficial de justiça e diretor da AOJUSTRA Altemar Santos, e pela coordenadora do projeto "Efetividade na Execução", da Secretaria de Apoio Judiciário do TRT 3, Christiane Kunzi. Em seguida, o debate sobre "Como os Oficiais se organizam melhor para lutar e conquistar direitos. Reforma do Estatuto da Fenassojaf: o que e por que mudar" teve novamente a participação de José Carlos Resende, falando sobre a organização dos agentes de execução em Portugal e também sobre a União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ), à qual a Fenassojaf é filiada. A explanação foi seguida pelo presidente da Anamatra, o juiz do trabalho Guilherme Feliciano, que falou de como se estrutura a associação nacional dos magistrados trabalhistas. Complementaram o tema os oficiais de justiça Gerardo Alves Lima Filho, presidente da Aojus/DF, do Sindojus/DF e diretor da Fenajufe, e Neemias Ramos Freire.


Todo o evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook da Fenassojaf e da AOJUSTRA e o material pode ser acessado nesses mesmos canais, bem como no Youtube das duas entidades.
No site da Fenassojaf podem ser obtidas mais informações sobre o Congresso http://www.fenassojaf.org.br/index.php?option=com_content&view=article&i...


O 10º CONOJAF também teve momentos de confraternização e de descontração, com os Oficiais de Justiça de todos os cantos do País aproveitando para se conhecerem e trocarem experiências. A parte da manhã de todos os dias do Congresso foi reservada para a Assembleia regular da Federação, com aprovação das contas e processo eleitoral, que pela primeira vez na história da Fenassojaf foi realizado por meio de equipamentos eletrônicos. No sábado, após a palestra do professor Clóvis de Barros Filho, os participantes levantaram os cartazes com os dizeres "Vocês não estão sós", apresentando solidariedade aos colegas do TRT da 2ª Região. Como ato final do evento, os delegados aprovaram a Assojaf do Piauí para organizar e receber o 11º CONOJAF, em setembro de 2018.