Notícias

350 visitas
13/09/2017 13:36:57

Diretores da AOJUSTRA se reúnem com corregedor-geral da Justiça do Trabalho

Diretores da AOJUSTRA, acompanhados pelo recém-empossado presidente da Fenassojaf, Neemias Ramos Freire, participaram nesta terça-feira, 12 de setembro, às 11h30, de uma reunião com o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva. A reunião foi realizada no gabinete da Presidência do TRT da 2ª Região, que passa por correição nesta semana. O objetivo do encontro foi dar conhecimento ao ministro da situação em que se encontram os Oficiais de Justiça do TRT,  em greve desde o dia 24 de agosto, e sem nenhuma perspectiva de diálogo com a administração do Tribunal.

Da reunião participaram, além do presidente da Fenassojaf e da AOJUSTRA, os diretores Thiago Duarte Gonçalves, Altemar Santos, Valdecir Celestino e Regina Miranda e a colega oficial da zona oeste da Capital Ana Stela Galardi de Mello. O corregedor-geral estava acompanhado de seu assessor, Alessandro Oliveira da Natividade.

Durante a conversa com o dr. Renato foi apresentado um relato completo de toda a situação, tendo sido relatado ao ministro que, além da recusa ao diálogo, a Presidência e a Corregedoria extrapolaram o prazo legal para despachar um pedido de reconsideração que permitiria a apreciação da matéria administrativa pelo Órgão Especial do Tribunal. A diretoria da AOJUSTRA pediu encarecidamente ao corregedor-geral que atuasse como mediador, possibilitando aos Oficiais retornarem ao trabalho com alguma perspectiva de solução do conflito.

Ao final da reunião, o dr. Renato disse que tentaria apresentar a proposta de criação de um projeto-piloto na Central de Mandados de Guarulhos, conforme apresentado pela AOJUSTRA por decisão de assembleia, como forma de buscar uma comparação entre a experiência de lotar os Oficiais em Varas e manter um Núcleo especializado de pesquisas de bens na própria Central de Mandados. Quanto à demora na apreciação do pedido de reconsideração, pediu o número do processo para adotar as providências necessárias.

No final da tarde, no entanto, após a reunião do ministro com os representantes do Sintrajud, fomos informados que o presidente do TRT não aceitou a proposta, mas se comprometeu a despachar até sexta-feira o pedido de reconsideração, cujo protocolo já tem mais de 45 dias.

Enquanto transcorria a reunião, começaram a chegar ao prédio do TRT Oficiais de Justiça vestidos de branco, para a realização de uma assembleia e um ato em defesa da paz e harmonia. No entanto, a assembleia só pôde ser iniciada às 16h15, após os representantes do Sintrajud descerem da reunião que mantiveram com o corregedor-geral, na qual reafirmaram as colocações feitas pelos diretores da AOJUSTRA e denunciaram as atitudes antissindicais do Tribunal durante a greve dos Oficiais.

Foto: TRT 2ª Região