Notícias

268 visitas
24/08/2018 09:32:46

Aojustra acompanha exibição de documentário sobre assédio sexual em locais públicos

A segunda secretária da Aojustra Vera Cristina Soares Furis acompanhou, na manhã desta sexta-feira (24), a exibição do filme “Chega de Fiu Fiu”, um documentário nacional que trata do assédio sexual em locais públicos.

O tema foi abordado em um evento promovido pelo TRF-3 que reuniu cerca de 50 servidores – a maioria mulheres - das Justiças Federal e do Trabalho, do Ministério Público Federal e do Tribunal de Justiça de São Paulo no auditório do Fórum Pedro Lessa, na Avenida Paulista.

“Foi uma oportunidade ímpar proporcionada pelo Tribunal Regional Federal para os serventuários de vários órgãos”, avalia a secretária da Aojustra.

O documentário nacional aborda os três tipos de assédio sexual: o silencioso, caracterizado por olhares insistentes que causam constrangimento; o verbal, marcado pelo “fiu fiu” e pseudoelogios e, por fim, o físico com toques não permitidos pela assediada.

Após a exibição, os presentes participaram de uma conversa com a diretora do filme Amanda Kamanchek onde afirmaram o medo existente nas mulheres de serem vítimas desse tipo de violência.

Por fim, foi enfatizada a importância de ações como a promovida pelo TRF da 3ª Região para que questões de gênero e sexualidade saiam da invisibilidade. “Também é importante que as vítimas deixem de se calar, ou por medo ou por vergonha, afinal constrangido deve ficar o assediador”, finaliza Vera.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo