Histórico


A AOJUSTRA – Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais da Justiça do Trabalho da Segunda Região foi fundada em 23/11/2009, em assembleia realizada no Auditório principal do Fórum Ruy Barbosa do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, com a presença de 65 oficiais.

A AOJUSTRA surgiu da vontade dos Oficiais de Justiça do TRT da 2ª Região de ter uma representação especifica do Oficialato trabalhista, a exemplo da Assojaf que reúne os oficiais trabalhistas do outro TRT de nosso Estado, o TRT da 15ª Região.

É necessário destacar que tal representação já existiu em nosso Tribunal, fundada em 26 de junho de 1956 sob a denominação de Centro dos Oficiais da Justiça do Trabalho da Segunda Região, modificada por assembleia realizada em 5 de outubro de 1977 para Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Trabalho da Segunda Região (AOJAJT).

Trata-se, portanto, da mais antiga associação de classe do oficialato federal do País, incorporada em 2 de dezembro de 1981 à Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 2ª Região, entidade que posteriormente se transformou no Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Trabalho da 2ª Região (Sintrajus), que por sua vez foi um dos sindicatos que deram origem ao atual Sintrajud.

Em vista das raízes históricas e em sintonia com o desejo dos colegas, um grupo de Oficiais que já tinham uma atuação destacada na Assojaf/SP (associação que reunia Oficiais da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal) realizou uma ampla pesquisa escrita via e-mails e também presencial nas Centrais de Mandados e Varas entre os cerca de 470 Oficiais da jurisdição e por maioria absoluta dos consultados (cerca de 98%) foram autorizados a prosseguir com os trâmites necessários para a fundação da AOJUSTRA. Ressalte-se que dentre os consultados somente dois colegas se abstiveram de votar e quatro disseram não à fundação da nova associação.

Esse resgate histórico, somado a uma situação de desgaste dos Oficiais de Justiça do TRT da 2ª Região na Assojaf/SP, que por divergências em relação ao método de composição de uma chapa se viram sem nenhum representante na diretoria daquela entidade, levou à criação da AOJUSTRA. A escolha da sigla, em que pese não seguir a corrente denominação ASSOJAF, resulta da denominação da entidade original e teve apenas o intuito de homenagear a história dessa antiga associação, pioneira na defesa dos Oficiais de Justiça do País.

A AOJUSTRA foi criada para somar e colaborar nas lutas dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais de todo o País. Em menos de seis anos de existência, alcançamos cerca de 300 filiados. Lutamos também pelas questões específicas dos Oficiais em nossa relação com a Administração do TRT, em temas como segurança, saúde, valorização do Oficial de Justiça e condições de trabalho.

Juntos, somos e seremos sempre mais fortes.